Seu portal de notícias

Comissão vai debater governança e riscos da inteligência artificial — Senado Notícias


Especialistas vão debater no Senado medidas de governança, riscos e impactos da inteligência artificial nesta quarta-feira (3), a partir das 14h. O objetivo é instruir o PL 2.338/2023, do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que regulamenta o setor.

O requerimento (REQ 2/2024 – CTIA) para a terceira audiência pública na Comissão sobre Inteligência Artificial (CTIA) foi apresentado pelo senador Marcos Pontes (PL-SP), argumentando que é necessário aprofundar as discussões sobre a proposta. 

Entre os temas a serem debatidos está a avaliação preliminar dos riscos da nova tecnologia. Foram convidados especialistas em tecnologias digitais e representantes de instituições interessadas. 

Como a tecnologia tem conseguido reproduzir imagens e vozes de maneira muito similar às de humanos, aumentam as preocupações com fraudes. até mesmo o reconhecimento facial pode ser fraudado, uma vez que vários sistemas têm como referência bases de dados desatualizadas. 

O senador Eduardo Gomes (PL-TO), relator da CTIA, já apresentou um substitutivo que aborda assuntos como armas letais autônomas, proteção de dados e proteção ao trabalho. Ele afirmou que o texto acompanha as tendências regulatórias adotadas no Reino Unido e nos Estados Unidos, que respeitam a livre iniciativa e a livre concorrência. 

Já confirmaram presença à audiência pública da comissão representantes do governo federal, medicina, comércio, além de pequenas e grandes empresas de tecnologia da informação como a Google. 

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.