O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) divulgou, nessa segunda-feira, 12, um balanço das cirurgias eletivas realizadas entre os dias 1° e 31 de janeiro deste ano. Foram 1.104 procedimentos, número superior ao realizado no mesmo período do ano passado, quando ocorreram 1.083. O novo recorde é resultado da produção de rotina das unidades hospitalares; do incentivo às equipes, por meio do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (Pagh Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins; da parceria com os municípios e da contratação de hospitais privados.
Os pacientes atendidos são os devidamente cadastrados na Central Estadual de Regulação (CER), como a monitora de transporte escolar, Girlene Cavalcante de Vasconcelos, moradora do município de Lagoa da Confusão. Ela foi acolhida no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT).”Fiquei muito feliz quando soube que eu ia ser atendida em um dos mutirões do Hospital de Paraíso e ia realizar minha cirurgia de laqueadura. Estou bem, graças a Deus. Achei muito bom o atendimento a mim e a outras mulheres que não tinham condições de fazer uma laqueadura particular”, declarou.
Assim como Girlene, outras famílias foram atendidas, como a filha da moradora de Palmas, Patrícia da Silva Rodrigues, que foi contemplada com uma cirurgia ortopédica pediátrica no Hospital-Geral de Palmas (HGP). “Estou muito feliz com minha filha em casa, se recuperando bem da cirurgia que fez. Fomos muito bem tratadas por toda a equipe do HGP, onde ela foi atendida. Só tenho que agradecer”, ressaltou a mãe da paciente.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, destacou que o novo recorde é mais um resultado dos esforços das equipes da Secretaria de Estado da Saúde. “Que, com o respaldo do governador Wanderlei Barbosa, tem tido condições de manter o ritmo de produção em alta e, assim, transformar a vida de milhares de pessoas. Agradecemos aos profissionais da SES [Secretaria de Estado da Saúde] e a todos os parceiros envolvidos nesta conquista”, pontuou.
Números
Desde outubro de 2021, o Governo do Tocantins já retirou mais de 31 mil pessoas da fila de espera por uma cirurgia eletiva. Dessas, mais de 18 mil foram atendidas em 2023.