Dos onze parlamentares federais do Tocantins (oito deputados federais e três senadores), sete assinaram o requerimento do deputado federal André Fernandes (PL-CE) para a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os atos de 08 de janeiro contra as sedes dos Três Poderes da República, em Brasília. A CPMI foi criada na tarde desta quarta-feira (26) pelo presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco.
Entre os deputados federais que assinaram o requerimento de abertura da CPMI estão Vicentinho Júnior (PP), Eli Borges (PL), Filipe Martins (PL), Carlos Gaguim (União) e Alexandre Guimarães (Republicanos), este assinou por meio de requerimento encaminhado à mesa do Congresso no dia 20 de abril.
Eduardo Gomes (PL) e Professora Dorinha (União) foram os senadores pelo Tocantins que também assinaram o requerimento pela abertura da CPMI.
Entre os senadores apenas Irajá (PSD) não assinou o requerimento para a instalação da Comissão e dos deputados federais, Ricardo Ayres (Republicanos), Antônio Andrade (Republicanos) e Lázaro Botelho (PP).
Formação
A expectativa é que a CPMI deva ser instalada na próxima semana. A base do Governo Lula se articula para ter maioria entre os participantes da CPMI de 08 de janeiro. Os governistas também trabalham pelos cargos de comando da Comissão (presidência e relatoria), mas tanto o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, quanto do Senado, Rodrigo Pacheco, buscam colocar no controle da CPMI parlamentares mais ao centro.
O colegiado é formado por 44 parlamentares, sendo 11 senadores titulares e 11 suplentes, mais 11 deputados federais titulares e 11 suplentes.
Até o momento, nenhum tocantinense foi cotado para participar da CPMI de 8 de janeiro.
ASSINARAM REQUERIMENTO DA CPMI DE 08/01:
SENADORES
Eduardo Gomes (PL)
Professora Dorinha (União)
DEPUTADOS FEDERAIS
Vicentinho Junior (PP)
Carlos Henrique Gaguim (União)
Eli Borges (PL)
Filipe Martins (PL)
Alexandre Guimarães (Republicanos)
NÃO ASSINARAM O REQUERIMENTO DA CPMI DE 08/01:
SENADOR
Irajá (PSD)
DEPUTADOS FEDERAIS
Ricardo Ayres (Republicanos)
Antônio Andrade (Republicanos)
Lázaro Botelho (PP)