Seu portal de notícias

Secretário da Saúde pede exoneração do cargo após operação da Polícia Federal

Dias depois de uma operação da Polícia Federal que investiga fraudes em licitação na Secretaria da Saúde do Estado, o secretário Afonso Piva pediu exoneração. O fato foi confirmado pela Secretaria da Comunicação do Estado (Secom), que divulgou nota no início da noite desta segunda-feira (7) confirmando a saída de Piva do cargo.

“O secretário decidiu deixar o comando da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para melhor colaborar com o andamento das investigações e se dedicar, com exclusividade à sua defesa”, diz a nota divulgada pela Secom.

Na semana passada, a Polícia Federal cumpriu diversos mandados, autorizados pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, na casa de Afonso Piva, empresas e servidores estaduais, para investigar um contrato no valor de R$ 6,9 milhões, feito em 2021 pela Secretaria da Saúde do Estado, para a compra de quase 4 milhões de seringas para abastecer a rede pública de saúde do Tocantins. A PF e a Controladoria Geral da União (CGU) suspeitam de crimes de fraude em licitação, desvio de verba pública, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A Secretaria da Saúde do Estado será comandada, interinamente, pelo secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica, até que um novo gestor seja nomeado para o cargo.

Em nota, Afonso Piva diz que deixa a gestão de cabeça erguida. “Diante de tudo que fiz e construí ao lado dos meus colegas de trabalho, deixo a gestão da SES-TO, com a cabeça erguida, o sentimento de dever cumprido e com o coração grato, pela oportunidade que tive de ajudar as pessoas mais carentes do Estado”, diz a nota que também agradece o governador Wanderlei Barbosa, a quem chamou de “estadista”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.