Seu portal de notícias

“Não tem desenvolvimento sem mão de obra qualificada”, diz reitor da Unitins, Augusto Rezende

A educação tem o poder de mudar a vida das pessoas e de transformação da sociedade. Com base nessa filosofia, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) atua como fonte propagadora de desenvolvimento social e econômico para todo Estado, ampliando horizontes e reduzindo as desigualdades no Tocantins.

Em 2022, a Unitins lançou uma ferramenta para ampliar esse poder transformador que é o programa TO Graduado, que tem o objetivo de interiorizar a educação superior, expandindo a oferta de cursos para 11 municípios do interior (Araguaçu, Caseara, Colinas do Tocantins, Colméia, Guaraí, Itacajá, Miranorte, Natividade, Paranã, Ponte Alta do Tocantins e Sítio Novo).

“A gente entendia que, pelo potencial da Universidade, era possível ampliar o atendimento à população. Por isso criamos o TO Graduado, que tem na atuação descentralizada seu grande diferencial, pois tem condição de levar educação superior para locais que antes eram desassistidos”, revelou o reitor da Unitins, Augusto Rezende, durante entrevista do programa 60 MINUTOS da rádio MN Tocantins (91.1 FM).

Assista a entrevista completa com o reitor da Unitins, Augusto Rezende.

Municípios

Com o olhar voltado ao desenvolvimento, a Unitins, em conjunto com outros órgãos do Governo do Estado, escolheu as onze cidades que receberam o TO Graduado respeitando critérios como aqueles municípios acima de 10 mil habitantes, que não tinham oferta de cursos superiores públicos, além do potencial econômico polarizador das suas regiões.

“Todo mundo quer um estado desenvolvido e as instituições trabalham para isso. Mas a gente não tem como desvincular o processo de desenvolvimento sem a formação de mão de obra qualificada”, acrescentou Augusto Rezende.

Com essa intenção foram criados os cursos para atender à demanda reprimida das regiões atendidas com a característica dos cursos tecnólogos. Os cursos são mais rápidos para serem concluídos, o que coloca no mercado mão de obra qualificada com mais agilidade. Além disso, é possível verificar o atendimento da demanda. Assim que a necessidade de mão de obra qualificada para uma determinada área é atendida, a proposta é oferecer outros cursos que possam atender outras áreas. Para o reitor da Unitins, essa é uma maneira de atender às necessidades do mercado com eficiência, mas sobretudo pensar na empregabilidade dos alunos que são formados pela instituição.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, falou ainda do planejamento de expansão da universidade e os projetos para o futuro da instituição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.