Lançado aplicativo “Salve Mulher” para atender vítimas de violência
A luta pelo combate à violência contra a mulher ganhou um novo instrumento. É o aplicativo “Salve Mulher”, lançado oficialmente nesta terça-feira (14) pelo Governo do Estado, que coloca à disposição de mulheres diversos serviços, na tentativa de garantir maior segurança às vítimas de violência.
O sistema tinha sido anunciado pela secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, na semana passada, durante entrevista ao programa 60 Minutos da Rádio MN Fm.
A proposta é agilizar o atendimento da equipe de segurança do Estado às mulheres vítimas de violência doméstica no Tocantins.
O vice-governador Laurez Moreira, que participou da cerimônia de lançamento da ferramenta, falou do compromisso do Governo do Tocantins em desenvolver políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica e familiar. “Essa é uma pauta que eu considero muito importante, pois, infelizmente, os números de violência contra a mulher no Tocantins são graves. E estar aqui hoje participando deste momento em que forças estão sendo somadas para que o mesmo objetivo seja alcançado é um passo muito importante. Parabenizo a todos os envolvidos nesta ação, bem como o nosso governador Wanderlei Barbosa pela sensibilidade à causa. Não podemos permitir o aumento dos casos de violência doméstica e devemos estar sempre atuantes no combate e na conscientização da comunidade para dirimir esses casos”, afirmou.
Aplicativo Salve Mulher
Com o aplicativo a mulher poderá se informar sobre os crimes de violência tipificados em lei (física, patrimonial, psicológica, sexual e moral), fazer denúncias até de forma anônima e dar celeridade aos pedidos de medida protetiva.
O App está disponível para o sistema Android, já conta com cerca de 300 downloads, está ativo em 180 dispositivos móveis, registrou 14 denúncias e 4 pedidos de medida protetiva de urgência.
Botão do Pânico
Ainda entre as ações de combate à violência, durante o evento, a Polícia Militar do Tocantins (PM-TO) apresentou o App Botão do Pânico. O aplicativo é destinado às mulheres em situação de violência doméstica que possuam medida protetiva de urgência que já sejam acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha. Com ele, é possível acionar botão de pânico, em casos de flagrante de descumprimento de medida protetiva de urgência e acessar outros serviços.