O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, trouxe de volta a esperança daqueles que sempre tiveram a hidrovia Tocantins-Araguaia como um ponto central para a melhoria da estrutura logística do Estado. Em reunião com o governador Wanderlei Barbosa e com o vice-governador Laurez Moreira, França garantiu “uma atuação efetiva para a realização da obra de derrocada do Pedral de Lourenço”, pelo que foi divulgado pela Secretaria da Comunicação do Estado após o encontro.
O Pedral de Lourenço é um ponto crucial para tornar a hidrovia Tocantins-Araguaia uma realidade factível. Isso porque o local possui uma formação rochosa que impede a navegabilidade na região. São 43 quilômetros, situada no município de Itupiranga, entre Marabá e Tucuruí.
Em outubro do ano passado, o Ibama concedeu a licença para a realização da obra do Pedral de Lourenço, que começará pela drenagem do rio ao longo de 52 quilômetros, entre os municípios de Marabá e Itupiranga, no Pará. Depois ocorrerá a derrocada do Pedral, com a explosão das rochas que compõem o leito do rio por cerca de 35 quilômetros. A etapa final é a dragagem das águas em um trecho de 125 quilômetros que vão do município de Tucuruí e Baião, ambos no Pará.
O ministro França disse que o Governo Federal quer começar as obras ainda este ano. “Nós queremos começar essa obra ainda em 2023 para que a hidrovia entre em operação. As hidrovias são importantes para modernizar o modal do país e baixar o preço do transporte baratear o preço da mercadoria brasileira”, ressaltou o ministro por meio da Secom/TO.
O governador Wanderlei Barbosa reforçou que o Tocantins ganhará muito com a obra. “A hidrovia é estratégica e traz modernização e inovação para o transporte das cargas dos estados que são expressivos produtores agrícolas do país. Essa obra vai garantir ao Tocantins uma posição diferenciada. A obra do Pedral de Lourenço é fundamental e vai atender o Tocantins, o Pará e o Mato Grosso, vamos atuar de forma efetiva para consolidar e que ela seja iniciada o mais rápido possível”, enfatizou Wanderlei Barbosa.
A hidrovia Tocantins-Araguaia viabiliza a navegabilidade de quase 1.500 quilômetros. A hidrovia reduzirá e muito o custo logístico de produção do Tocantins. Estudos mostram que a tonelada de produtos transportada pela hidrovia é 25% do valor hoje investido com o transporte rodoviário. Com um custo menor de transporte, o produto tocantinense ganha competitividade no mercado nacional e internacional.