O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) anunciou no início desta semana o nome do ex-deputado federal Osires Damaso para assumir o comando da Secretaria Executiva da Governadoria, pasta ocupada até bem pouco tempo por Jairo Mariano.
Damaso construiu uma reputação muito respeitada no meio político e a imagem incontestável de homem de palavra. Damaso cumpre o que diz, uma postura moralmente relevante para quem conduzirá uma pasta predominantemente política no Estado.
Além de colocar sangue novo no processo, o governador Wanderlei também põe a seu lado alguém em quem confia e com quem conviveu durante muito tempo na Assembleia.
Até quando Damaso sustentava sua pré-candidatura ao Governo em 2022, disputando inicialmente com Wanderlei o comando do Executivo Estadual, Damaso foi um adversário legal e manteve um embate impessoal e sobretudo ideológico a respeito do Tocantins.
O primeiro desafio de Damaso será a condução da Lei Orçamentária do Executivo que começa a tramitar na Assembleia. Ele conhece bem o ambiente do legislativo estadual, pois foi presidente da Assembleia por duas legislaturas e soube administrar bem os interesses dos colegas e as vontades do Executivo.
Um ponto de atenção é o fato de Damaso ser pré-candidato à Prefeitura de Paraíso em 2024. Há de se pensar se a ida dele para a Secretaria Executiva da Governadoria o ajudará ou o atrapalhará na condução da pré-candidatura. Dependerá da sabedoria que terá para administrar a situação, além é claro da posição do governador Wanderlei neste processo.