Seu portal de notícias

Comissão celebra cinco anos da Lei Geral de Proteção de Dados — Senado Notícias


A Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) fará audiência pública na quarta-feira (16), às 9h, para debater os cinco anos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – Lei 13.709, de 2018). A audiência foi proposta pelo presidente do colegiado, senador Eduardo Gomes (PL-TO).

“Ao longo desse período, a LGPD desempenhou um papel fundamental nos princípios e diretrizes para coleta, processamento e armazenamento responsável de informações pessoais por parte das organizações. Isso ajudou a aumentar a conscientização sobre a importância da privacidade, a promover práticas de segurança cibernética mais rigorosas e a fortalecer a confiança dos cidadãos nas empresas que lidam com seus dados “, avalia o senador no requerimento (REQ 3/2023 – CCDD). 

Eduardo aponta ainda a necessidade de avaliar os sucessos e desafios da LGPD e propõe o aprimoramento da proteção de dados digital. 

Ja confirmaram presença no debate:

  • Caroline Semesom Tauk, juíza do Tribunal Regional Federal da 2ª Região;
  • Waldemar Gonçalves Ortunho Júnior, diretor-presidente da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANDP).
  • Laura Schertel Mendes, advogada, professora da Universidade de Brasília (UnB);
  • Fabrício da Mota Alves, conselheiro da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD);
  • Bruno Bione, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing e diretor do Data Privacy Brasil. 
  • Patrícia Peck Pinheiro, professora da Fundação Escola Superior do Ministério Público e conselheira da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD). 

Também foram convidados representantes do Ministério da Justiça. 

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.