Seu portal de notícias

CCDD debaterá partilha de infraestrutura de energia e telecomunicações — Senado Notícias


A Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) aprovou nesta quarta-feira (12) um requerimento (REQ 64/2024 – CCDD) para a realização de uma audiência pública sobre o projeto de lei que propõe mudanças no compartilhamento de postes, dutos e condutos por prestadoras de serviços de telecomunicações e concessionárias de energia elétrica. A solicitação foi feita pelo senador Esperidião Amin (PP-SC) e a audiência será marcada em uma data posterior.

O PL 3.220/2019, de autoria do senador Weverton (PDT-MA), busca regulamentar o compartilhamento de infraestrutura entre distribuidoras de energia elétrica, prestadoras de serviços de telecomunicações e empresas do setor de petróleo. A proposta visa estabelecer regras claras para a utilização compartilhada de postes e demais estruturas, visando a otimização de recursos e a promoção da concorrência no mercado.

Segundo o texto, atualmente existem desafios práticos e jurídicos que dificultam o compartilhamento de infraestrutura entre os setores. Para o autor, a falta de regulamentação específica gera insegurança jurídica, desequilíbrios nas relações contratuais e obstáculos para a expansão e melhoria dos serviços prestados.

Para Amin, a audiência é importante para reunir especialistas, representantes do governo, do setor privado e da sociedade civil, a fim de debater as questões relacionadas ao compartilhamento da infraestrutura.

— Hoje temos muitas coisas no poste e teremos ainda mais. Acho complicado regularmos sem ouvirmos antes — afirmou o senador na comissão.

O presidente da CCDD, senador Eduardo Gomes (PL-TO), sugeriu uma sessão conjunta com a Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC), considerando a complexidade do assunto.

Foram convidados representantes de entidades como:

  • Confederação Nacional dos Municípios (CNM),
  • Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee),
  • Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis Brasil Digital),
  • Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp),
  • Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e
  • Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Vinícius Gonçalves, sob supervisão de Guilherme Oliveira

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.