O aumento do número de casos positivos da COVID-19 registrados em Palmas tem feito com que a Secretaria da Saúde do município se mobilize para frear o avanço da doença. Em uma semana, o número de casos novos contabilizados pela Secretaria da Saúde do Município e divulgado pelo boletim epidemiológico passou de 34, no boletim anunciado no dia 9 de janeiro, para 97 novos casos no boletim do dia 16 de janeiro.
A secretária da Saúde de Palmas, Ana Cristina Mota Brito Bezerra, em entrevista ao programa 60 MINUTOS, da rádio MN Tocantins (91.1 FM), revelou que uma reunião foi realizada, nesta segunda-feira (22), entre técnicos da pasta para traçar estratégias para reduzir o contágio e tratar os casos positivos da doença.
“Estamos atualizando nosso protocolo medicamentoso, porque o medicamento que é disponibilizado pelo Ministério da Saúde atualmente para o tratamento da COVID foi modificado, em relação aos medicamentos que a gente utilizou em 2020, 2021 e em 2022 e o Ministério ainda está fazendo a aquisição desses novos medicamentos. Então o protocolo vai atender pacientes com pré-requisito para usar essa medicação nova. No geral, os outros medicamentos são os que a gente já tem na rede e que são utilizados nos serviços, tanto da atenção básica, quanto de urgência emergência, então a gente fez essa adequação do protocolo”, afirmou Ana Cristina que acrescentou dizendo a Prefeitura de Palmas também fará uma aquisição importante de testes rápidos para a COVID-19 para suprir às necessidades que podem surgir com esse crescimento de casos.
A secretária da Saúde de Palmas também disse que a preocupação agora é com a vacinação de crianças e jovens. Segundo Ana Cristina, o número de vacinados nesta faixa etária ainda é baixo, o que os deixa vulneráveis à doença. Para isso, a Secretaria da Saúde de Palmas fará uma campanha para conscientizar os pais a levarem seus filhos para vacinar, destacando a importância da vacina e os problemas provocados pela COVID-19.