A Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) fez a locação de 60 novos ônibus que renovarão a frota de coletivos que atende ao público da Capital. A locação será pelo prazo de 6 meses, conforme contrato publicado no Diário Oficial do Município da última sexta-feira (23). A Agência de Transporte informou que os primeiros 40 veículos serão entregues no prazo de 15 dias a contar a partir da assinatura do contrato.
O contrato foi feito de maneira emergencial com o objetivo de ampliar o atendimento à população e substituir os ônibus antigos, que vinham provocado transtornos a usuários e despesas elevadas ao município. Isso melhora a gestão dos recursos públicos e o serviço oferecido à população. “Além disso, o serviço de transporte público é dinâmico e novas linhas são necessárias”, informou a ATCP por meio de nota.
O contrato prevê ainda que os veículos serão novos, com ano de fabricação 2022/2023, do tipo ônibus urbano para o transporte de passageiros com no mínimo 40 lugares e com quilometragem livre. “Os ônibus, zero quilômetro, são avaliados em torno de R$ 800 mil cada e possuem ar condicionado, sistema de monitoramento, GPS, plataforma para cadeirantes e devem gerar mais conforto e comodidade para os usuários do serviço. Além disso, são mais econômicos e menos poluentes de acordo com os mais recentes protocolos ambientais vigentes”, esclarece a ATCP.
Locação
Pelo que foi publicado no Diário Oficial do Município, o valor do contrato estipula o pagamento de R$ 30 mil mensais a cada ônibus locado, o que equivale a um investimento de R$ 1,8 milhão por mês.
Caberá a Prefeitura de Palmas a manutenção corretiva e preventiva, o abastecimento de combustível e a contratação do motorista.
“Cabe ressaltar que, desde que a ATCP assumiu a operação do transporte público da Capital, em fevereiro de 2023, gerindo 190 ônibus – sendo 149 operados pela própria Agência e outros 41 ainda operando por requisição administrativa pela Via Cap, a Prefeitura já teve severos gastos para manter uma frota sucateada. Foram mais de R$ 2 milhões em despesas corretivas”, esclarece a Agência.
O processo de licitação para aquisição ou locação de novos ônibus, entre eles a frota elétrica, anunciado pela ATCP, ainda está sendo trabalhado pelo órgão.
NOTA
DATA: 26/06/2023
ASSUNTO: Locação ônibus
A Prefeitura de Palmas informa que o contrato publicado no Diário Oficial do Município (DOM) da última sexta-feira, 23, trata de um processo emergencial para locação de 60 ônibus para compor a frota do transporte coletivo da Capital. Os primeiros 40 veículos serão entregues no prazo de 15 dias a contar a partir da assinatura do contrato.
A Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) informa que esses veículos deverão compor a frota antiga que não está atendendo à demanda, ocasionando transtornos aos usuários e despesas muito elevadas ao município. Além disso, o serviço de transporte público é dinâmico e novas linhas são necessárias.
Os ônibus, zero quilômetro, são avaliados em torno de R$ 800 mil cada e possuem ar condicionado, sistema de monitoramento, GPS, plataforma para cadeirantes e devem gerar mais conforto e comodidade para os usuários do serviço. Além disso, são mais econômicos e menos poluentes de acordo com os mais recentes protocolos ambientais vigentes. A locação de cada veículo contará com investimento de R$ 30 mil / mês.
Cabe ressaltar que, desde que a ATCP assumiu a operação do transporte público da Capital em fevereiro de 2023, gerindo 190 ônibus – sendo 149 operados pela própria Agência e outros 41 ainda operando por requisição administrativa pela Via Cap, a Prefeitura já teve severos gastos para manter uma frota sucateada. Foram mais de R$ 2 milhões em despesas corretivas.
O contrato emergencial é para atenuar os problemas com a frota envelhecida e oferecer melhor gestão dos recursos públicos, bem como melhor serviço à população. Esse contrato emergencial é por 180 dias podendo, na forma da lei, ser estendido. Entretanto, a gestão ainda trabalha no processo de licitação para aquisição ou locação e assim resolver essa demanda.