Seu portal de notícias

A Unitins é nossa!

O Governo do Tocantins demonstrou, nesta quarta-feira (8), a coerência com o bom desempenho que vem alcançando ao longo desse período, com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) à frente do Executivo Estadual. Na semana passada, o amigo jornalista Cleber Toledo divulgou que setores do Governo avaliavam a possibilidade da retirada da autonomia orçamentária da Unitins, que garante 1% do orçamento para a instituição. A notícia trouxe grande preocupação para professores, servidores, alunos e todos aqueles que entendem a relevância que a Unitins tem para o Estado.

Nesta quarta-feira (8), Cleber Toledo traz a declaração do secretário da Comunicação do Tocantins, Márcio Rocha, refutando a possibilidade da Unitins perder a autonomia orçamentária, que garante à universidade estadual R$ 130 milhões do orçamento.

Retirar a autonomia orçamentária da Unitins seria decretar a falência do ensino superior estadual. Um retrocesso para uma instituição que hoje é orgulho para os tocantinenses.

Quem não se lembra de anos passados quando gestores da Unitins, de pires nas mãos, tinham que mendigar recursos para sustentar as ações anuais da universidade? Isso fez com que a Unitins fosse sucateada, tivesse problemas para honrar seus compromissos financeiros, com professores e servidores desmotivados.

Atualmente, a Universidade Estadual do Tocantins vive uma realidade totalmente diferente. A Unitins é hoje considerada uma das mais respeitadas instituições de ensino superior do Norte do Brasil. A universidade revitalizou e ampliou sua estrutura, fortaleceu a parte acadêmica e ampliou seu alcance. Implantou o curso de Medicina na cidade de Augustinópolis, uma grande vitória para a região do Bico do Papagaio.

A Unitins também é a responsável pela execução de um dos mais importantes projetos de qualificação universitária do Estado, com o TO Graduado, levando cursos superiores para cidades antes esquecidas, dando a milhares de jovens a chance de mudar a realidade em que vivem. Muitos desses jovens são, honrosamente, os primeiros de uma longa família a ter acesso a um diploma universitário, situação que muda radicalmente, para melhor, a realidade de uma geração. Isso sem contar a fundamental importância que a Unitins tem para o desenvolvimento do Tocantins. Neste ponto, faço questão de repetir: a Unitins tem uma função crucial e determinante no crescimento econômico e no desenvolvimento social do Estado do Tocantins, por exercer hoje com excelência seu compromisso fundamental que é o de formar profissionais e sobretudo cidadãos, atuando de maneira contundente para a melhoria de vida das pessoas.

Com essa decisão de manter a autonomia orçamentária à Unitins, o governador Wanderlei Barbosa acerta mais uma vez na condução da gestão estadual, demonstrando seu entendimento sobre a relevância que a Unitins tem para o Tocantins e seu povo. Em memória a todos aqueles que saíram em passeata pelas ruas em favor da Universidade Estadual do Tocantins, “a Unitins é nossa!” e sempre será do povo tocantinenses.

2 Comentários
  1. Jessica alves Diz

    Gratidão por fazer parte da Unitins, jamais esquecerei dessa universidade! Obrigada Unitins!
    #A Unitins é nossa!

  2. marimar aiala Diz

    É a única instituição pública estadual do Tocantins que funciona de verdade. A UNITINS é patrimônio dos TOCANTINENSES e não de políticos !

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.