HGP chega à marca de 20 mil atendimentos no serviço de hemodinâmica
O serviço de hemodinâmica do Hospital Geral de Palmas (HGP) da Secretaria de Estado do Tocantins (SES-TO) alcançou a marca de 20 mil procedimentos em quase 12 anos de existência. O serviço mantém fila zero de pacientes aguardando por procedimentos desde 2018. Somente em 2022, foram realizados 2.011 procedimentos de urgência, emergência e eletivos.
A marca dos 20 mil atendimentos foi alcançada com o atendimento de uma paciente de 67 anos, Zuleidy Amaral, moradora de Palmas, que fez uma arteriografia do membro superior. O exame realizado pela paciente é de diagnóstico que tem como finalidade principal identificar diversos problemas ou doenças arteriais, inclusive, obstruções nos vasos sanguíneos que irrigam os membros inferiores e orientar as próximas condutas médicas. “Eu passei pelo procedimento na sexta-feira lá na hemodinâmica e, agora, estou no leito aguardando a conclusão dos meus exames para fazer uma cirurgia vascular”, destada.
De janeiro a agosto deste ano, já foram realizados 1.285 procedimentos, dentre eles angioplastias cardíacas, cateterismos, colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), dilatação esofágica, arteriografia cerebral, estudos eletrofisiológico, implante de marca-passo provisório, marca-passo definitivo, trocas de gerador, desfibriladores implantáveis (CDI), angioplastias endovascular, arteriografia endovascular, embolização vascular e cerebral, CDL/ permicath e implante de filtro de veia cava inferior (FVC).
Segundo o médico cardiologista intervencionista, Andrés Sánchez, os pacientes ambulatoriais conseguem agendar rapidamente os procedimentos por termos fila zero no Serviço de Hemodinâmica do HGP. “Realizei o procedimento de número 15 mil, em maio de 2021, ou seja, em praticamente dois anos foram 5 mil procedimentos. Isso demonstra o trabalho de toda uma equipe altamente qualificada, focando na qualidade da prestação do serviço ao paciente”, afirma.
A coordenadora de enfermagem da Hemodinâmica, Silvana Braga, explica que os procedimentos mais realizados, este ano, no serviço são os de cateterismo (642) e angioplastia cardíaca (255). “Nós celebramos o sucesso e a agilidade no atendimento prestado à população e ainda temos uma expectativa de aumentar os atendimentos ainda mais, quando ocorrer a instalação da nova máquina”, informa.