“Atender as comunidades rurais tem sido um dos principais objetivos da nossa gestão”, diz Wagner
Mais de 400 moradores dos projetos de assentamento Rio Preto, Chaparral II, Três Riachos, Garimpinho, Manoel Alves e Paraíso tiveram um dia todo dedicado a diversas atividades sociais do projeto “Dignidade e Qualidade de Vida no Campo”, fez parte da 1ª Sessão Itinerante da Câmara de Vereadores de Araguaína. A ação recebeu o apoio de mais de 100 servidores da Prefeitura na prestação dos serviços.
Durante todo o sábado, 27, as famílias tiveram acesso a atualização do Cadastro Único, orientações sobre vaga de trabalho e vagas de emprego, corte de cabelo masculino, design de sobrancelha às mulheres, oficinas de artesanatos, consultas médicas e odontológicas, vacinação, distribuição de medicamentos, palestras sobre saúde e entretenimento com a realização de um torneio de futebol.
“Temos um respeito muito grande por esses moradores. São eles que produzem, eles que levam alimentos para nós, tanto que a Compra Direta de Araguaína é 100% dos pequenos produtores rurais. Nós temos a obrigação de proporcionar a essas famílias serviços de qualidade e estamos lutando para que isso aconteça”, destacou o prefeito Wagner Rodrigues.
As ações foram realizadas na Escola Municipal José Nogueira, do PA Rio Preto, e contou com a participação das Secretarias de Assistência social, Educação, Saúde, Infraestrutura, Esporte Cultura e lazer, além da participação da Polícia Militar, ASTT (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Corpo de Bombeiros, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Parceria pelas comunidades
Pela primeira vez, os moradores também puderam acompanhar de perto a realização da 1ª Sessão Itinerante, realizada pela Câmara de Vereadores de Araguaína. “Pretendemos levar essa integração para mais comunidades e bairros da nossa cidade. Quero agradecer a todos que nos ajudaram, principalmente à Prefeitura pelo apoio para que esta ação fosse realizada”, disse Marcus Duarte, presidente do Legislativo.
Comunidade satisfeita
Unidos há 50 anos, o casal Francisco Célio Filho e Rosa Ferreira foram juntos se consultar. Seu Francisco foi o primeiro a ser chamado, mesmo assim dona Rosa fez questão de acompanhá-lo. “Estamos sempre juntos e hoje não poderia ser diferente, porque eu gosto de ir junto para ouvir o que o médico fala para depois poder ajudar meu marido”, disse a moradora.
Para o Agente de Saúde Nilmar José da Silva, que mora na comunidade há 25 anos, receber o evento no assentamento foi motivo de festa, pois reuniu todas as famílias. “Como trabalho na área da saúde, tenho contato com todos os moradores e posso dizer que eles vieram prestigiar esta ação. Um dia de festa e alegria para todos nós”, contou.
Mais acesso às propriedades
Para melhorar os acessos até a cidade, o prefeito Wagner falou sobre os programas Máquinas na Estrada e Travessia, que já entregaram 25 pontes de concreto, bueiros e mais de 340 km de vias recuperadas com cascalho compactado, beneficiando o escoamento da produção, a segurança e o conforto das famílias da zona rural. A gestão ainda pretende concluir mais 10 pontes e executar mais 12 projetos que irão beneficiar ainda mais os assentamentos e comunidades rurais.
“Fui criado em área rural e sei que, embora seja um privilégio morar na roça, também sei das inúmeras dificuldades. Por isso, estamos trabalhando para garantir a todos mais qualidade de vida e acesso a todos os serviços. Quero ressaltar que foi muito gratificante ter passado o dia no PA Rio Preto e nosso próximo passo agora é voltar nesta comunidade com todo equipamento do Município para melhorar a trafegabilidade dos nossos assentados”, destacou Wagner.
Apoio à agricultura
Durante o evento, Wagner fez questão de falar sobre os projetos que beneficiam os produtores rurais de Araguaína, como o “Projeto Trator na Roça”, que, somente em 2022, beneficiou 230 produtores rurais com a aragem da terra e preparo do solo para o plantio. Ao todo foram mais de 580 horas de trabalho com os tratores.
Ainda na zona rural, a Prefeitura de Araguaína também executou o Projeto de Aquisição e Distribuição de Sementes de Milho e Insumos para Plantio. Cada um dos 253 produtores de 21 comunidades rurais recebeu um saco de 20 quilos de sementes de milho, dois sacos de 50 quilos de adubo de cobertura e quatro sacos de 50 quilos de adubo para plantio.
O investimento foi compartilhado entre a Prefeitura e o Governo Federal no valor de R$ 220 mil da União e R$ 440 mil do Município, para aquisição de quase 76 toneladas de adubo e mais de cinco toneladas de sementes de milho. (Por Carine Flores | Fotos: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína)