Claudia Lelis apresenta emendas à LDO para infraestrutura viária e turismo
A deputada estadual Claudia Lelis ( PV) protocolou oito emendas modificativas ao projeto original apresentado pelo Governo do Estado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A LDO está na Assembleia para apreciação e votação dos parlamentares, sendo que o prazo para apresentação das emendas terminou na última quinta-feira, 16.
O relator, deputado Olyntho Neto (Republicanos) tem 15 dias corridos para apresentar um parecer a ser votado na Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle. Em seguida, a matéria será encaminhada para discussão e votação no plenário.
Claudia Lelis apresentou oito emendas que vão desde infraestrutura viária para região Sul e Sudeste, além de melhorias para os setores de turismo, incentivo e fomento ao esporte e proteção à mulher.
“ Esse momento é a hora que temos para aprimorar o texto original do Governo e colocar as demandas que recebemos dos nossos prefeitos e aliados. A LDO é onde as prioridades são colocadas e tenho certeza que iremos avançar muito no aprimoramento do texto nas comissões”, afirmou Lelis.
Ciclovia na TO 030 e casas abrigo
Entre as emendas propostas pela deputada Cláudia estão a construção da ciclovia Taquaralto/Taquaruçu, na TO 030; a criação de eventos esportivos comprovas de natação em piscina, no lago de Palmas, de ciclismo de estrada e de MTB, de triatlhon, de tênis de mesa, de basquete, futebol e outras modalidades esportivas.
Claudia também propôs a construção de casas abrigo para as mulheres vítimas de violência, Gurupi e Araguaína, a construção do Centro de Atendimento ao Turista em Formoso do Araguaia e Paranã.
Infraestrutura viária
A de deputada pevista também solicitou o início das obras para duplicação da rodovia TO 080, que liga Palmas a Paraíso; a pavimentação de 75 KM da TO 387 de Dianópolis a Taipas; a duplicação da TO 050 de Palmas a Lajeado e da TO 040 entre Almas a Pindorama.
14,5 bilhões de orçamento
A Lei de Diretrizes Orçamentárias é responsável por nortear a construção do orçamento anual, definindo quais as metas e os gastos prioritários para o ano seguinte. No caso do Tocantins, o PLDO de 2024 prevê um orçamento com receitas e despesas de R$ 14,5 bilhões, um crescimento de 12,5% em relação à LDO de 2023.