O secretário de Estado da Governadoria, Jairo Mariano, entregou o cargo nesta segunda-feira (06) ao governador Wanderlei Barbosa. Marino justificou “motivos pessoais” para a saída do Governo.
O então secretário estava no Governo desde que Wanderlei assumiu o comando do Executivo Estadual, ainda no mandato tampão. Ele também coordenou a campanha do governador Wanderlei em 2022 e vinha cuidando da condução política do Executivo.
Conforme adiantou o secretário da Comunicação do Estado, Márcio Rocha, o governador deve anunciar um novo nome para ocupar a pasta nos próximos dias, já que existem assuntos importantes para serem conduzidos pela Secretaria da Governadoria, entre eles o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2024, que já está tramitando na Assembleia Legislativa. A informação é que o nome que ocupará a Secretaria da Governadoria do Estado será da escolha pessoal do governador Wanderlei Barbosa.
Pré-candidatura
Há alguns meses, Jairo Mariano colocou seu nome à disposição para disputar a Prefeitura de Palmas na eleição de 2024. O fato de ainda estar no Governo pode ter provocado desgaste na base de Wanderlei, já que existem outros aliados do governador, como o deputado federal Ricardo Ayres e as deputadas estaduais Vanda Monteiro e Janad Valcari, que também estão interessados em disputar a Prefeitura da Capital com o apoio do governador.
Aliados de Jairo Mariano também já fazem coro para que ele volte a disputar a prefeitura de Pedro Afonso, cidade que administrou por 8 anos.
Com a saída do Governo, Jairo Mariano terá mais tempo para conversar com aliados e definir seu futuro político, que deve ficar entre Palmas ou Pedro Afonso.