Após uma longa espera, que já levava cerca de dez anos, foram entregues para funcionamento 110 novos leitos no Hospital Geral de Palmas (HGP). São 50 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 30 para o pronto socorro e mais 30 para atender pacientes que precisam de quimioterapia no ambulatório da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).
O governador Wanderlei Barbosa e uma comitiva de autoridades e servidores da Saúde vistoriaram as instalações nesta terça-feira (14) e fez a promessa de que até o final do ano a ampliação completa do HGP será entregue.
“As obras avançam com rapidez para que sejam entregues no fim do ano, daqui 9 meses, como nos garantiu a empresa. O Governo do Tocantins tem aportado recursos para que o projeto final do hospital ande com celeridade”, garantiu Wanderlei Barbosa por meio de sua assessoria.
As obras no HGP começaram ainda no ano de 2013 e foram interrompidas por diversas vezes ao longo desse tempo. Em 2022 as obras foram retomadas e hoje, conforme o secretário da Saúde do Tocantins, Afonso Piva de Santana, já foram investidos R$ 95 milhões para a conclusão de 89% das obras.
“Estamos dobrando a capacidade de atendimento do HGP com quase 28 mil m² de área construída. Isso tem sido possível graças ao comprometimento da atual gestão e à recuperação fiscal do Estado”, disse o secretário.
Ainda estão em construção mais 24 leitos de pronto socorro, 16 leitos de inalação, 60 leitos de UTI, a ampliação da cozinha e do refeitório, além da execução dos eixos públicos, para o acesso a todas as unidades.
Araguaína
Outra obra importante para a saúde do Estado é a construção do Hospital Geral de Araguaína, que contou com o compromisso do governador de ser entregue no ano que vem. “Lá em Araguaína havia ordem de serviço para 24 meses, mas sem pagamento as obras não andavam. Nós fizemos um aporte de R$ 70 milhões e a obra andou. Por lá, o nosso compromisso é entregar a unidade em 16 meses”, garantiu.